domingo, 9 de janeiro de 2011

Exploração de materiais

Comessamos por ter uma aula teorica de ourivesaria:
A ourivesaria pode ser Joalharia, acessórios de corpo, ou a Prataria, objectos de decoração de espaços.
Em joalharia tudo tem de bater certo, é necessario fazer caucolas, a medida que se utilisa são os milimetros.
Iriamos trabalhar com cobre e latão,utilizados para o fabrico das moedas, e baratos, indicados para iniciantes.
Também as técnicas que iriamos uzar são a Dobragem, onde o material precisa de ser recozido para não partir [o metal quanto aquecido mais mole e facil fica de trabalhar, recozer é aquecer a chapa com o  maçarico, que é constituído por três chamas, uma mais fraca, chama redutora (azul claro), uma média, chama quente (azul forte) e outra mais forte, chama oxidante (cor-de-laranja)], de baixo da peça encontra-se um tijolo especial leve, com dois lados, um para recozer e outro para soldar, usamos diferentes lados pois sa formos apenas recozer e o tijolo tiver tincal sujamos a nossa peça; aquecido até chegar ao ponto, sabemos apartir das cores, de seguida com as pinsas, pois o metal está quente, arrefese-mo-lo em água destilada, e secamo-lo com um pano. Assim depois de recozido, podemo-lo moldar como queremos com os materiais necessários.
A Soldadura, como a palavra diz, serve para soldar as peças, unilas apartir de pedacinhos cortados de solda (metal com o ponto de fusão baixo), e com a ajuda do Tincal para fixar esses pedacinhos. Para deixar-mos a peça lipa, utilizamos o processo chamado branqueamento, colocamo-la em ácido sulfurico morno, durante um dia, ou em água a ferver, depois se ainda acharmos pertinente podemos lixar um pouco, para retirar definitivamente os restos de tinkal que depois com o tempo a sua cor passa para verde e não é agradavel essa situação.
Para serrarmos chapas com formas que desejamo, podemos utilizar um riscador (serve para riscar metal, tem o formato de uma caneta), um compasso(para fazer circunfrências) ou também podemos fazer um desenho numa folha e depois cola-la com cola batom à chapa, assim não se corre o risco de se estragar o trabalho. De seguida com uma serra ( armação de serra, onde se colca uma serra) serramos as formas desenhadas. E a estilheira é incensial, pedaço de madeira pregado à mesa de trabalho, com uma racha onde vai ser o espaço para serrar a peça, esta, assente sobre a estilheira e fixada com a nossa mão. Serrar deve ser um gesto sem força, sauve e sem som, a serra tem de estar num ângulo de 90º, referindo-me à chapa, pode ser diferente nocaso de outras peças, num movimento repetitivo e cima para baixo. É normal partir-se serras pois são fininhas e frágeis, temos de as repor.
Comformação, depois da chapa recozida para ser mais fácil de criar curvas/semi-esferas/esferas, utilizamos um molde chamado embutideira, e o martelo serve para bater numa espécie de cilindro com uma bola na ponta.O molde tem vários borabos em semi-esferas, todos com um número, os “cilindros” tabém mas sempre usados um ou dois números acima dos que do molde, comessamos nultimo número, e comessamos a subir, até chegarmos onde queremos.
E a Cinzelagem técnica de dar textura, utilizando o martelo, ponteiras e um saco de areia (para amortecer), mas primeiro recose-se a chapa.
Escolas de joualharia: FBAUL, ESAD, UNL  e  IPT no ensino superior, e ARCO, CONTACTO DIRECTO, CINDOR e FUNDAÇAO RICARDO ESPIRITO SANTO.
Mas como nao tinhamos as oficinas prontas, utilizamos materiais reciclados na realização da peça. Primeiro exploramos os materias. Mas as técnicas que utilizamos ja tinhamos adquiridos no nosso passado, para estes materiais foi mais utilizado a cola e a criatividade de cada um. Mas considero que foi uma pena não termos as oficinas, porque ourivessaria é uma experiêcia única, e aposto que iriam sarir trabalhos muito mais interessantes do que estes e iriam todos aprender muito, enquanto que sem oficinas foi um desafio maior que puchou muito mais pela originalidade, pois sentimo-nos sózinhos e óbrigar-nos a ter mais ideias do que se estivéssemos a apreder as técnicas e formas dos materiais utilizados em ourivezaria, e que a aula teórica não nos serviu de nada pois só nos conseguimos interiorisar com as técnicas praticanduas; a verdade é que fomos avaliados pelo que já sabiamos e não por aquilo que deviamos ter aprendido.

Papel de aluminio, pasta de papel, arame, agarelas, colans e cola branca.

Rolha de cortiça, fios, flores cecas e cola branca.

Sem comentários:

Enviar um comentário